Teses

2024

Seu título vai aqui

Your content goes here. Edit or remove this text inline or in the module Content settings. You can also style every aspect of this content in the module Design settings and even apply custom CSS to this text in the module Advanced settings.

2023

2022

2021

Uma Generalização do Teorema de Castigliano para a Análise de Treliças Inelasticas com Dano

O objetivo deste trabalho é apresentar um método de energia para a análise da evolução de treliças inelásticas com dano, a partir da extensão da teoria para materiais elásticos e lineares usualmente estudada nos cursos de Resistência dos Materiais. A idéia básica é a de usar o princípio dos trabalhos virtuais e generalizar o segundo teorema de Castigliano, proposto para o caso elástico, para o caso inelástico com dano. A motivação deste trabalho é a apresentação de uma alternativa de solução interessante para o estudo de pequenos problemas (treliças com poucas barras) quando não se tem um código de elementos disponível. É desenvolvida uma formulação abstrata geral para o problema a qual incorpora qualquer tipo de teoria constitutiva com variáveis internas (elasto-plasticidade, elasto-viscoplasticidade, etc.). Uma técnica de aproximação numérica é apresentada e um algoritmo de solução é proposto. A teoria e a técnica de solução são testadas através da simulação de carregamentos complexos em treliças de alumínio e aço até a sua falha por fadiga. O método de energia proposto é bastante simples de ser usado, independentemente da complexidade das equações constitutivas adotadas. Ele é bastante útil para se compreender melhor o fenômeno de redistribuição de tensões numa treliça devido ao dano e as deformações permanentes.

Texto completo indisponível

DISSERTACAO

GELSON CARNEIRO DE SOUZA JUNIOR

Publicação 1998

Orientadores: Heraldo Silva da Costa Mattos

Modeling the Movement of Pigs in Unsteady States

No presente trabalho apresenta-se um modelo mecânico unidimensional simples, em conjunto com uma técnica numérica de solução, para a simulação computacional do movimento de pigs em tubulações transportando líquidos sob condições de regime transiente. Na descrição do movimento do pig são levados em consideração os esforços de natureza mecânica e hidrodinâmica na interface pig-tubo como também as vazões de by-pass. O líquido é tratado como um meio contínuo levemente compressível. O modelo global acoplado é descrito por um sistema de equações diferenciais hiperbólicas com fronteira móvel, cuja evolução é governada por um conjunto de equações diferenciais ordinárias não-lineares. O procedimento numérico proposto é construído utilizando-se o método das características juntamente com um esquema do tipo Runge-Kutta para a integração das equações diferenciais na região da fronteira móvel. As simulações numéricas realizadas permitem analisar o comportamento do pig e do fluido acopladamente. Em particular, mostra-se como o movimento do pig e do fluido afetam a resposta dinâmica global do sistema. As previsões do modelo demonstram estar qualitativamente em acordo com fatos reportados na literatura e por pessoal técnico de campo.

Texto completo indisponível

Modelagem do Movimento de Pigs em Regime Transiente

No presente trabalho apresenta-se um modelo mecânico unidimensional simples, em conjunto com uma técnica numérica de solução, para a simulação computacional do movimento de pigs em tubulações transportando líquidos sob condições de regime transiente. Na descrição do movimento do pig são levados em consideração os esforços de natureza mecânica e hidrodinâmica na interface pig-tubo como também as vazões de by-pass. O líquido é tratado como um meio contínuo levemente compressível. O modelo global acoplado é descrito por um sistema de equações diferenciais hiperbólicas com fronteira móvel, cuja evolução é governada por um conjunto de equações diferenciais ordinárias não-lineares. O procedimento numérico proposto é construído utilizando-se o método das características juntamente com um esquema do tipo Runge-Kutta para a integração das equações diferenciais na região da fronteira móvel. As simulações numéricas realizadas permitem analisar o comportamento do pig e do fluido acopladamente. Em particular, mostra-se como o movimento do pig e do fluido afetam a resposta dinâmica global do sistema. As previsões do modelo demonstram estar qualitativamente em acordo com fatos reportados na literatura e por pessoal técnico de campo.

Texto completo indisponível

DISSERTACAO

EIJIRO VIANES CAMPO BARBA

Publicação 1998

Orientadores: Felipe Bastos de Freitas Rachid

Analysis of Elasto-Viscoplastic Behavior of Thin-Walled Stainless Steel Vessels Subjected to Variable Pressures

Este trabalho trata do comportamento elasto-viscoplástico de vasos de aço inoxidável submetidos à carregamentos variáveis de pressão. Apresenta-se um modelo mecânico válido para uma larga faixa de temperaturas, que leva em conta o acoplamento entre os mecanismos de falha, de encruamento e de plastificação. O objetivo fundamental é mostrar que, apesar da sofisticação mecânica das equações constitutivas apresentadas, é possível desenvolver um algoritmo simples para a simulação numérica do comportamento deste tipo de estrutura. Uma técnica de aproximação numérica geral é apresentada e um algoritmo de solução é proposto. A teoria apresentada e a técnica de solução proposta permitem mostrar em que circunstâncias um carregamento pode levar à falha da estrutura e, portanto, como evitá-la num projeto.

Texto completo indisponível

Análise do Comportamento Elasto-Viscoplástico de Vasos de Aço Inoxidável com Paredes Finas Submetidos a Pressões Variáveis

Este trabalho trata do comportamento elasto-viscoplástico de vasos de aço inoxidável submetidos à carregamentos variáveis de pressão. Apresenta-se um modelo mecânico válido para uma larga faixa de temperaturas, que leva em conta o acoplamento entre os mecanismos de falha, de encruamento e de plastificação. O objetivo fundamental é mostrar que, apesar da sofisticação mecânica das equações constitutivas apresentadas, é possível desenvolver um algoritmo simples para a simulação numérica do comportamento deste tipo de estrutura. Uma técnica de aproximação numérica geral é apresentada e um algoritmo de solução é proposto. A teoria apresentada e a técnica de solução proposta permitem mostrar em que circunstâncias um carregamento pode levar à falha da estrutura e, portanto, como evitá-la num projeto.

Texto completo indisponível

DISSERTACAO

VIVIAN REIS CORRÊA DE AZEREDO

Publicação 1998

Orientadores: Heraldo Silva da Costa Mattos

Modeling and Simulation of the Precipitation Hardening Phenomenon in Aluminum Bars

Este trabalho concentra-se no estudo do acoplamento entre o fenômeno de envelhecimento e de plastificação em barras constituídas por ligas metálicas elastoplásticas. O fenômeno de endurecimento por precipitação (envelhecimento) pode ser causado por diversos fatores, tais como, radiação ou tratamento térmico. Do ponto de vista microestrutural, é causado pela difusão de precipitados na matriz sólida, influenciando fortemente o campo de tensões. A deformação plástica por outro lado, afeta a velocidade de precipitação. O acoplamento é descrito através de uma teoria constitutiva, na qual, uma variável adicional relacionada com a parcela de endurecimento isotrópico causada pelo envelhecimento é introduzida. Para verificar a validade da teoria proposta, são utilizados resultados de testes experimentais em barras de alumínio 2024. Simulações numéricas são analisadas mostrando uma concordância satisfatória entre os experimentos e o modelo.

Texto completo indisponível

Modelagem e Simulação do Fenômeno de Endurecimento por Precipitação em Barras de Alumínio

Este trabalho concentra-se no estudo do acoplamento entre o fenômeno de envelhecimento e de plastificação em barras constituídas por ligas metálicas elastoplásticas. O fenômeno de endurecimento por precipitação (envelhecimento) pode ser causado por diversos fatores, tais como, radiação ou tratamento térmico. Do ponto de vista microestrutural, é causado pela difusão de precipitados na matriz sólida, influenciando fortemente o campo de tensões. A deformação plástica por outro lado, afeta a velocidade de precipitação. O acoplamento é descrito através de uma teoria constitutiva, na qual, uma variável adicional relacionada com a parcela de endurecimento isotrópico causada pelo envelhecimento é introduzida. Para verificar a validade da teoria proposta, são utilizados resultados de testes experimentais em barras de alumínio 2024. Simulações numéricas são analisadas mostrando uma concordância satisfatória entre os experimentos e o modelo.

Texto completo indisponível

DISSERTACAO

CLAUDIA MARIA IMBROIZI AJÚS

Publicação 1998

Orientadores: Heraldo Silva da Costa Mattos

Cálculo de Forças em Mancais Magnéticos Através do Mapeamento de Campo por Elementos Finitos

A utilização de mancais magnéticos como suporte de rotores vem sendo considerada como uma alternativa bastante válida em diversos segmentos industriais, onde algumas de suas características especiais permitem a eliminação de problemas em tecnologias pré-existentes, a abertura de novas aplicações tecnológicas e a redução de custos em equipamentos estabelecidos. O mapeamento do campo magnético nestes mancais permite o cálculo das forças de suportação do rotor, estabelecendo correlações entre estas e as correntes nas bobinas, contribuindo assim para a implementação do projeto deste tipo de equipamento e seu controle, de uma forma muito mais precisa que a utilização das relações analíticas tradicionais. Este mapeamento pode ser realizado através do método de elementos finitos. Partindo de princípios variacionais, considerando um campo bidimensional e funções de interpolação bilineares de elementos isoparamétricos quadrangulares, as matrizes de contribuição dos elementos são obtidas; sendo a solução dada em termos de potenciais nodais. Determinado o potencial vetor magnético, a indução magnética e a distribuição do campo magnético são obtidos em seguida. Finalmente o cálculo das forças é realizado através do Tensor de Maxwell. Os resultados de um conjunto de análises mostram-se em concordância com as relações analíticas aproximadas, enquanto que os de outro conjunto apresentaram variação com a posição angular do rotor, dependência esta que não pode ser levantada através das relações analíticas.

 Texto completo indisponível

DISSERTACAO

MÁRCIO FERES BESSA

Publicação 1997

Orientadores: Roberto Firmento de Noronha

Calculation of Forces in Magnetic Bearings Through Finite Element Field Mapping

A utilização de mancais magnéticos como suporte de rotores vem sendo considerada como uma alternativa bastante válida em diversos segmentos industriais, onde algumas de suas características especiais permitem a eliminação de problemas em tecnologias pré-existentes, a abertura de novas aplicações tecnológicas e a redução de custos em equipamentos estabelecidos. O mapeamento do campo magnético nestes mancais permite o cálculo das forças de suportação do rotor, estabelecendo correlações entre estas e as correntes nas bobinas, contribuindo assim para a implementação do projeto deste tipo de equipamento e seu controle, de uma forma muito mais precisa que a utilização das relações analíticas tradicionais. Este mapeamento pode ser realizado através do método de elementos finitos. Partindo de princípios variacionais, considerando um campo bidimensional e funções de interpolação bilineares de elementos isoparamétricos quadrangulares, as matrizes de contribuição dos elementos são obtidas; sendo a solução dada em termos de potenciais nodais. Determinado o potencial vetor magnético, a indução magnética e a distribuição do campo magnético são obtidos em seguida. Finalmente o cálculo das forças é realizado através do Tensor de Maxwell. Os resultados de um conjunto de análises mostram-se em concordância com as relações analíticas aproximadas, enquanto que os de outro conjunto apresentaram variação com a posição angular do rotor, dependência esta que não pode ser levantada através das relações analíticas.

 Texto completo indisponível

Geração de Energia e Análise de Emissões em Grupo Motor Gerador Usando Biodiesel; Misturas de Biodiesel e Biodiesel Aditivado, Produzidos Via Rota Etílica e sua Caracterização

Investigou-se a geração de energia e as emissões em grupo motor-gerador utilizando biodiesel de soja e de sebo bovino; misturas de biodiesel de soja com sebo bovino, misturas de biodiesel de soja e sebo bovino com diesel e biodiesel aditivado. Desenvolveu-se procedimento para a produção de biodiesel através da rota etílica. Foram testados vários aditivos para o biodiesel com o objetivo de reduzir as emissões de NOx do motor. Também, foi feita a caracterização do biodiesel e de suas misturas que foram utilizados no grupo motor-gerador. Curvas de desempenho e emissões do motor foram geradas para diversas situações envolvendo diferentes cargas e combustíveis.

Texto completo indisponível

TESE

FERNANDO LUIZ BARBUDA DE ABREU

Publicação 2010

Orientadores: Roberto Guimarães Pereira

Translate »
Skip to content
Verified by ExactMetrics